Um estudo realizado em março de 2021 pela Ebit | Nielsen sobre o comércio eletrônico brasileiro, revela que o e-commerce chega a marca histórica de mais de R$87 bilhões em vendas em 2020.

Os principais fatores que contribuíram para essa marca foram:

  • Isolamento social e restrições de abertura do comércio impulsionaram o crescimento do e-commerce no Brasil;
  • New shoppers também contribuem para o crescimento, atingindo a marca de 13 milhões de novos compradores em 2020;
  • Frete grátis é um dos principais motivadores de compras pelos consumidores brasileiros do e-commerce.

O levantamento também mostrou que há uma grande oportunidade para que os novos consumidores se tornem recorrentes, sendo que 83% deles declararam que voltariam a fazer compra online. ¹

A satisfação do cliente deve ser o centro das atenções, no que diz respeito ao seu negócio. O cliente satisfeito com os produtos, serviços oferecidos, atendimento e com a entrega que cumpre com os prazos, vai voltar a comprar em sua loja e ainda vai indicá-la para outras pessoas de seu convívio.

 

Logística de distribuição

O processo inicial de compra no e-commerce tem todas as suas etapas concluídas na internet, porém a sua finalização depende de um suporte logístico eficiente. A logística é responsável por toda movimentação e armazenagem, desde a aquisição da matéria-prima até a etapa final de entrega do produto ao consumidor.

Apesar das inúmeras possibilidades da internet, o produto físico não pode ser enviado através da rede. Assim sendo, o sistema de distribuição é determinante para o sucesso das empresas de e-commerce. A logística sofreu diversas mutações para adaptar-se às evoluções tecnológicas do e-commerce.

O tempo e o custo da entrega são os grandes desafios da logística para atender aos clientes do segmento B2C, visto que são necessárias novas tecnologias e investimentos para gerar um mecanismo de entrega mais eficaz, flexível, rápido e de baixo custo.

Para resumir, logística envolve armazenagem e transporte. No âmbito do comércio eletrônico, não basta ter um excelente site, um excelente produto e um excelente preço. É essencial uma excelente entrega, os produtos devem estar nos lugares certos, na hora certa, nas quantidades certas, ao menor custo possível, garantindo a satisfação do cliente e a maximização da rentabilidade do fornecedor.

 

Logística de entrega

Uma das bases do comércio eletrônico é a entrega a domicilio, tendo em vista a comodidade proporcionada ao freguês. Um processo de entrega bem administrado pode tornar-se uma vantagem competitiva frente aos concorrentes e, nesta etapa, é quando o varejista pode fascinar o cliente.

Se a logística falha, o conforto e a comodidade que deveriam ser proporcionados ao cliente acabam tornando-se um importuno. Em um serviço como o e-commerce, se o produto não chegar ao consumidor final por algum motivo, ou se chegar extremamente atrasado, isso vai impactar diretamente na expectativa criada sobre o produto adquirido e na imagem da empresa.

 

Satisfação

Uma das mais relevantes questões é o foco com o cliente e a preocupação da empresa em satisfazê-lo. Para obter sucesso, as organizações precisam entender que o crescimento e a lucratividade não podem ser suas únicas metas.

 A reputação de uma empresa está diretamente relacionada ao modo como o consumidor sente-se ao fazer negócios com ela; se a experiência de compra irá trazer conforto e gratificação, ou se a clientela vai optar por não repetir uma experiência ruim.

A entrega pode ser decisiva para que o cliente volte a fazer um pedido em seu site, pois é a última etapa da jornada e consequentemente, é a que ficará marcada na memória de forma mais evidente.

Para influenciar na recompra é fundamental garantir uma boa experiência, o consumidor deve se sentir satisfeito em todas as fases da sua compra, isso quer dizer que se a sua loja fizer a diferença no atendimento e desenvolver um processo de logística de excelência, ocorrerá um impacto positivo em seus negócios de forma natural.

Com tecnologia de ponta, processo automatizado e integrado, desde a fase de roteirização até a confirmação da entrega, a TUF Logística atende todo o seu e-commerce por um sistema de gestão que permite que a sua empresa tenha acompanhamento das entregas e assim se aproxime do seu cliente.

 

 

 

1 – Fonte: Ebit | Nielsen Webshoppers 43 – https://www.ebit.com.br/webshoppers