O termo last mile delivery – tem como tradução para o português “última milha de entrega” –  designa o processo logístico final, em que a mercadoria adquirida em uma loja virtual é entregue ao cliente final.

Com o crescimento do comércio eletrônico, o consumidor tem grande facilidade em optar por vasta alternativas de loja e para se destacar, ganhar participação de mercado além de criar lealdade à marca, os varejistas devem fornecer um serviço excepcional. Até porque atualmente com apenas um clique as pessoas fazem a compra por e-commerce. Muitas esperam receber sua mercadoria com a mesma velocidade com que fazem suas compras, outras já preferem não pagar muito pelo frete – embora não gostem da demora.

A expectativa sobre a qualidade do produto somado a entrega, criada lá no momento da compra, serão os responsáveis por garantir a satisfação do cliente e a sua lealdade à marca.

O last mile delivery está diretamente ligado com agilidade dos procedimentos que ocorrem nessa etapa do e-commerce, assim sendo, o foco é entregar os produtos ao seu usuário final o mais rápido possível, garantindo satisfazer as suas expectativas em relação ao produto adquirido.

Para diminuir taxas de cancelamento das vendas e consequente evasão dos clientes é preciso que o processo logístico de vendas do e-commerce seja bem esquematizado e estruturado, de forma aumentar a fidelização do cliente e, principalmente garantir o melhor desempenho da empresa desde a saída do produto de suas prateleiras até a chegada ao endereço do consumidor.

Várias ferramentas foram desenvolvidas visando principalmente uma maior agilidade da entrega nas last miles e, seguindo algumas medidas consideradas simples, podem ajudar aumentar a lucratividade do negócio e oferecer um serviço de qualidade aos clientes.

São elas:

Organização nas entregas;

Planejamento das rotas;

Evitar atrasos;

Manter uma boa comunicação com cliente;

Acompanhamento em tempo real das entregas;

Realizar entregas programadas.

Agora, para simplificar de verdade a logística da sua empresa, a TUF tem mais 20 anos de experiência em entregas rápidas, além de trabalhar com um sistema que integra suas vendas com a plataforma do Mercado Livre. Nossas soluções se adequam ao seu negócio – da armazenagem ao transporte nas mais variadas modalidades.